Desodorantes: alternativas seguras e naturais

Esse é o segundo post sobre desodorantes naturais! No primeiro eu falei sobre os riscos de usar antitranspirantes com alumínio, e você pode lê-lo clicando aqui.

O problema é que quando a gente chega numa farmácia, praticamente todos os desodorantes disponíveis são antitranspirantes com alumínio. O que usar, então? Existem diversas alternativas, desde receitas caseiras até produtos criados por marcas com uma pegada mais natural.

bicarbonato3

Impossível não falar do ingrediente mais multifuncional da vida. É só passar um pouco de bicarbonato nas axilas e pronto, ele vira desodorante. Por ter propriedades bactericidas, esse produto combate as bactérias que causam o odor. O bicarbonato só não vai te impedir de suar, já que não é antitranspirante. Dá para comprar no supermercado bem baratinho, tipo R$2.

 

leitemgs

Essa solução de hidróxido de magnésio também funciona como desodorante, e é ideal para quem tem a pele mais sensível. Para usar, é só passar um pouco do produto na palma da mão úmida (ou em um pedaço de algodão) e aplicar nas axilas, porque ele neutraliza os ácidos que compõem o suor. Uma leitora comentou que usa o leite de magnésia antes do desodorante usual dela, para reforçar a proteção! Um potinho custa por volta de R$5. bicarbonpojoato

Existem muuuitas receitas legais para fazer desodorante natural. Vou mostrar aqui essa que é bem fácil, mas a internet está cheia de alternativas que podem se adequar melhor ao seu gosto!

Receita:

  • 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de xícara de amido de milho
  • 6 colheres (sopa) de óleo de coco
  • Opcional – Algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência (lavanda, melaleuca, laranja…)

Misture primeiro o bicarbonato e o amido de milho, depois vá acrescentando o óleo de coco aos poucos, e por fim, o óleo essencial. Pronto! Agora é só guardar em um recipiente com tampa que essa misturinha dura uns três meses.

 

Untitled-1

 

Para a nossa sorte, atualmente o mercado já apresenta várias opções de desodorantes sem parabenos e sem alumínio. Todas essas que separei também são veganas e cruelty free. No dia a dia eu e meu namorado usamos o desodorante sólido T’eo, da Lush. Ele é tipo uma barra de bicarbonato de sódio e tem cheirinho de capim-limão. Apesar de ser um pouco caro, ele dura bastante – eu uso o mesmo desde dezembro. Só é bom tomar cuidado porque ele pode manchar roupas brancas.

Eu também gosto de ter sempre por perto um spray da Granado. Não uso constantemente porque ele contém álcool, mas vem a calhar nos dias de pressa, além de ser muito eficiente. Os demais da lista eu nunca usei, mas já vi muita gente falando bem! Achei bem legal esse da BioEssência, de camomila, para peles sensíveis.

E aí, gostaram? Também quero saber as indicações de cosméticos e receitinhas naturais de vocês!

listra

http://www.instagram.com/minhajanelablog

https://www.facebook.com/minhajanelablog

Anúncios

2 opiniões sobre “Desodorantes: alternativas seguras e naturais

  1. tô adorando os posts do blog, nic! outra dica é pedra de alum. custa meio caro, mas uso uma há mais de 3 anos e ainda não acabou. só quebrou umas partes, mas continuo usando. é só molhar um pouco com água e passar. funciona mt bem e não tem cheiro de nada. pra mim que detesto desodorante com cheiro é ótimo. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s