O que é um produto cruelty free?

Já faz um tempo que eu só compro e utilizo cosméticos cruelty free. Mas afinal, o que exatamente é isso?

Produtos cruelty free (livres de crueldade) são aqueles cujas marcas não testam em animais nem pagam alguma empresa para testar. Isso vale tanto para o produto final como para seus ingredientes- muitas empresas compram substâncias de fornecedores que realizam esse tipo de teste.

Vários países já baniram testes em animais no setor de cosméticos. É uma prática desnecessária, já que existem outros métodos de teste mais eficientes e sem crueldade.  Mas boa parte das grandes marcas ainda o fazem, principalmente para manter as vendas na China – país onde esse tipo de teste é obrigatório.

Uma empresa de cosméticos pode fabricar na China e não ser obrigada a testar em animais, mas no caso da comercialização no país o teste é obrigatório. Inclusive, muitas marcas usam isso para tentar se justificar, mas a verdade é que elas podem simplesmente se recusar a vender no país, como muitas o fazem, e isso pode provocar mudanças nessa lei.

Para saber se uma marca entra na categoria cruelty free você pode entrar em contato diretamente com o SAC dela e fazer as perguntas necessárias, elas são obrigadas por lei a te dizer a verdade. Existem algumas listas disponíveis na internet com essas marcas, como a do PETA, para marcas estrangeiras. Não sigo nenhuma lista específica nacional, normalmente pesquiso de caso a caso. Normalmente as marcas cruelty free indicam isso na embalagem, seja por escrito ou através do símbolo do coelhinho.

Tem também a questão da empresa-mãe de uma marca. Por exemplo, a marca The Body Shop não testa nem nunca testou em animais, mas foi comprada pela L’Oréal, que testa. Tem gente que boicota a The Body Shop por esse motivo, já que de alguma forma vai estar contribuindo para a L’Oréal. Eu não boicoto, prefiro incentivar uma marca que não testa, acho que isso pode influenciar para que uma empresa como a L’Oréal repense sobre os testes em todas as suas marcas.

E aí, deu para entender? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários? E saibam que todos os produtos que eu indico por aqui são sempre cruelty free, e espero ajudar vocês a fazerem essa escolha também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s