DIY: Tônico facial caseiro para pele oleosa

Já falei algumas vezes por aqui sobre a utilidade dos tônicos faciais. Escolher o tônico certo para o seu tipo de pele é uma ótima forma de complementar a sua rotina de cuidados. No caso da pele oleosa, ele restabelece o manto ácido que existe sobre a pele e forma uma barreira de proteção contra bactérias. Por isso, deve ser utilizado após a lavagem da pele, quando esse manto ácido é retirado pelas substâncias do sabonete. A pele tem a capacidade de equilibrar sua acidez naturalmente depois de algumas horas, mas o tônico acelera o processo e com isso previne o aparecimento de cravos e espinhas.

Existem vários tônicos disponíveis no mercado, mas você pode fazer uma versão caseira que funciona muito bem também. Escolhi uma receita bem fácil a base de vinagre de maçã, um produto da cozinha que é excelente para a pele e o cabelo!

img_4615

ingred

  • Vinagre de maçã
  • Água
  • Óleo essencial de melaleuca (tea tree)

modo

Misture partes iguais de água e vinagre, e depois acrescente algumas gotinhas do óleo essencial. Essa última parte é opcional, mas a melaleuca tem função secativa em cravos e espinhas, então ela potencializa a ação do tônico. Umas cinco gotinhas já são o suficiente, porque o óleo essencial é bem concentrado. Você também pode acrescentar outro tipo de óleo essencial, como lavanda ou alecrim.

Comprei meu óleo de melaleuca na loja virtual da Arte dos Aromas e custou R$38. Em Recife também dá para achar na Farmácia Pirâmide (Rua Viscondessa do Livramento, 198 – Derby).

img_4617

uso

O ideal é usar depois de limpar a pele, pela manhã e à noite, aplicando com um disco de algodão. A validade vai ser a mesma que tem registrada na garrafa de vinagre, assim como a forma de armazenamento.

listra

Anúncios

3 opiniões sobre “DIY: Tônico facial caseiro para pele oleosa

  1. Olá Nicoly! Já tinha visto uma receita parecido porém li que não é bom utilizar vinagre não orgânico pois o teor de acidez é muito alto pra pele. Vi que esse que utilizou é industrializado. Ele é orgânico? E tu sabe se essa informação procede?

    Curtir

    • Oi, Jussiara! Como ele é diluído em água, não tem problema, sabe? Justamente porque nossa pele do rosto já é ácida naturalmente. No caso de peles sensíveis, o ideal é usar uma menor quantidade de vinagre. O que usei não é orgânico, uso o que encontro no mercado mesmo, mais barato e acessível. Mas vai de cada um!

      Curtir

  2. Pingback: Montando uma rotina de cuidados com a pele – MINHA JANELA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s